Ir para conteúdo

Primary: Sky Slate Blackcurrant Watermelon Strawberry Orange Banana Apple Emerald Chocolate Marble
Secondary: Sky Slate Blackcurrant Watermelon Strawberry Orange Banana Apple Emerald Chocolate Marble
Pattern: Blank Waves Squares Notes Sharp Wood Rockface Leather Honey Vertical Triangles
Olá, Visitante!
Seja bem-vindo ao Mundo Das Capas, você está no maior portal de capas e labels para DVD's, CD's e Blu-Ray do mundo, isto mesmo! No ar desde de 2007 o Mundo Das Capas conta com um impressionante acervo de mais de 300.000 (trezentas mil) capas e labels, são mais de 135.000 (cento e trinta e cinco mil) usuários cadastrados, mais de 3.000.000 (três milhões) de page views e quase 70.000 (setenta mil) visitantes únicos todos os meses, são números extraordinários como estes que fazem do Mundo Das Capas o maior portal de capas do mundo, então sinta-se em casa, pois você está no lugar certo. Porque contentar-se com cópias e clones baratos do nosso site quando você pode ter o original?
Como Visitante você tem diversas restrições, para retirar estas restrições é necessário registrar-se, caso já seja registrado, utilize o botão "Entrar" logo abaixo, porém se você ainda não é registrado conosco, utilize o botão "Registrar-se" logo abaixo.
Entrar Registrar-se Esqueci Minha Senha
Foto

Exclusivo: Entrevista Com Ex Adm Do Antigo Zémula


  • Por favor, faça o login para responder
2 respostas neste tópico

#1
DG MDC

DG MDC
  • Sexo:Masculino
EXCLUSIVO: Entrevista com administrador dos sites ZeMula e ZeTuga

by Miguel Caetano on 24 de Setembro de 2008

Mais de um ano passado sobre o mediático encerramento do tracker privado de BitTorrent Btuga e dos sites de capas de DVDs e CDs ZeMula e ZeTuga pela ASAE e Polícia Judiciária, quase tudo continua ainda por esclarecer a respeito deste processo que partiu de queixas-crime apresentadas pela Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) e pela Federação dos Editores de Vídeo (FEVIP). A verdade é que o fim destes sites não serviu em nada para travar o crescimento de sites de partilha de ficheiros em Portugal.

Apenas dois meses depois do fim do BTuga, foi anunciado o surgimento do BTNext, outro tracker privado de torrents mas baseado no mesmo software BTuga Revolution. Não foi preciso esperar muito tempo para que o BTNext chegasse às capas dos jornais e consequentemente à lista dos 100 sites mais visitados pelos portugueses. Neste momento, o BTNext encontra-se em 52º lugar da lista dos 100 mais do Alexa, à frente da morada online da RTP e pouco atrás da Caixa Geral de Depósitos.

Tal como eu previ num texto publicado poucas semanas depois no jornal Público – “P2P: O ‘roubo’ que multiplica” -, os cerca de 200 mil portugueses que frequentavam esses sites que fecharam limitaram-se a migrar para outros locais na Internet que facultam igualmente o download de músicas, filmes, videojogos e software.

Agora, um dos administradores dos sites ZeMula e ZeTuga aceitou revelar publicamente pela primeira vez a sua versão dos factos em relação à operação desencadeada pela PJ e ASAE a 24 de Julho de 2007 numa entrevista exclusiva concedida ao Remixtures onde esclarece que, ao contrário do que a mensagem transmitida pelos órgãos de comunicação social na altura, nenhum dos dois sites tinha como intuito principal a partilha de links para aceder a conteúdos protegidos por direitos de autor através do eMule. Na verdade, apenas o ZeTuga chegou a incluir a publicação de links ed2k.

Nesta entrevistador, o administrador, que fez questão de falar apenas na condição de anonimato – também comenta outros temas relacionados como a carta enviada em nome da associação representante dos grandes estúdios de Hollywood a congratular a PJ pela acção que conduziu ao encerramento do ZeTuga e ZeMula, a polémica decisão dos responsáveis pela Mula da Cooperativa – na altura o maior fórum de links ed2k – de suspender as suas actividades e o desfecho do caso Sharemula em Espanha no âmbito do qual um tribunal de Madrid considerou que os sites de links P2P não são ilegais.

Remixtures: Em que situação é que a investigação da ASAE se encontra?

Não sei. Simplesmente não sei de nada. Após a famosa operação de busca e apreensão a única informação que tivemos sobre o processo foi, no passado dia 23 de Julho de 2008 (exactamente um ano depois), uma carta a informar que os prazos haviam sido ultrapassados e que ainda não era previsível a data da conclusão. Contudo, tenho confiança na Justiça portuguesa e sei que no final a Justiça vai prevalecer face às pressões dos “lobbies” das editoras e da SPA.

Remixtures: Qual era o número de utilizadores registados por altura do fecho?

O ZeMula tinha cerca de 150.000 (maioritariamente brasileiros) e o ZeTuga 25.000.

Remixtures: Como é que os sites surgiram e qual foi o objectivo da sua criação?

O ZeMula, ao contrário do que saíu na comunicação social, não era um site de p2p. Não havia um único ficheiro torrent ou link ed2k no ZeMula. O ZeMula era um site de capas. O zemula surgiu da necessidade de eu e os meus amigos arranjarmos capas de dvd e cd em condições. Não porque somos “piratas sem escrúpulos” mas sim porque, simplesmente, gostamos de as coleccionar.

O ZeMula quando surgiu era um pequeno site de capas que possuia apenas 100 capas e 20 utilizadores na sua base de dados. No espaço de um ano, e com a ajuda dos brasileiros, contavamos com mais de 100.000 capas e 100.000 utilizadores. A partir de certa altura os custos com os servidores começaram a ficar insuportáveis (a publicidade no site nao pagava nem metade desses custos) e decidimos mudar “as regras” impondo aos utilizadores rácios de upload/download e subscrições pagas.

Mesmo assim, convém salientar, os “lucros” não davam, ao contrário do que quiseram fazer crer, na maior parte dos meses, para pagar as despesas…

O ZeTuga surgiu da ideia de haver um “depósito” de legendas em Português numa fase em que o legendasdivx estava em baixo. O ZeTuga tinha, para além das legendas, links ed2k (cerca de 3000).

Remixtures: De que modo é que os sites eram administrados? Havia uma equipa de administradores responsáveis por publicar os links ed2k?

Tanto o Zemula como o Zetuga tinham equipas de administradores, havia pessoas que faziam parte das duas equipas, mas a maioria dedicava-se apenas a um deles. No caso do ZeMula as capas eram enviadas pelos utilizadores e eram depois publicadas pelos administradores. Em relação ao ZeTuga, as legendas e links, que também eram enviados pelos utilizadores, eram publicadas imediatamente sem qualquer verificação.

Remixtures: Como é que encara a situação legal do ZeMula e ZeTuga em comparação com a do Btuga e do Btnext?

As situações são diferentes. O ZeMula, apesar de ter subscrições pagas, não tinha links p2p. O ZeTuga tinha links ed2k mas não havia subscrições pagas.

Remixtures: Na sua opinião quais são os fóruns de links ed2k que mais se aproximam em termos de popularidade e conteúdo disponível com os sites encerrados?

Para o ZeMula não existe nenhum à altura, tanto em qualidade como em quantidade. No caso do ZeTuga, existem milhares de sites com as mesmas caracteristicas, por exemplo o www.overdadeiro2.com.

Remixtures: Qual a sua opinião sobre a decisão dos novos administradores do fórum Mula da Cooperativa de suspenderem a publicação de links ed2k?

Embora concorde, acho que o timing foi mau e demonstrou algum “medo” da parte dos administradores do fórum o que criou um “efeito dominó” nos sites mais pequenos, causando o fecho anticipado de muitos deles. Felizmente, por cada um que fecha, abrem dez…

Remixtures: Recentemente, um tribunal espanhol confirmou uma sentença anterior relativa ao site Sharemula que concluiu que os sites de links ed2k não são ilegais uma vez que não podem ser responsabilizados legalmente pelos links publicados pelos seus utilizadores. Como é que interpreta essa decisão? Acha que poderá ter alguma influência no caso do Zemula e Zetuga?

Acho que sim, pelo menos no caso do ZeTuga, uma vez que se tratam de links p2p. Em termos legais, e na minha opinião, responsabilizar os autores dos sites seria como responsabilizar os editores duma lista telefónica pelo conteúdo das chamadas telefónicas entre os clientes.

Remixtures: Pouco tempo depois do encerramento de ambos os sites, foi divulgada uma carta em nome da indústria cinematográfica dirigida à PJ onde congratulava a polícia nacional pela acção. Qual a sua opinião a este respeito?

Esta carta só prova que nem a ASAE, nem a Polícia, nem a MPA sabem o que dizem/fazem. “Estes sites ilegais permitiam que os utilizadores partilhassem regularmente conteúdos protegidos por direitos de autor recorrendo a software BitTorrent de partilha de ficheiros.” Nenhum dos sites tinha um único “torrent” que, como sabem, são ficheiros para “software BitTorrent”…

Site de onde foi retirada a entrevista verifiquem comentários etc...
http://www.remixture...emula-e-zetuga/


Cabe ressaltar que o MDC não hospeda links de programas, filmes, jogos etc... e que os arquivos aqui disponibilizados são para simples backup e a responsabilidade sobre os arquivos baixados, é de quem os baixa.
Os patrocínios são para o pagamento do servidor e serviços onde muitas vezes o valor arrecadado não supre a demanda.
Somos totalmente contra a pirataria e a maioria dos usuários são colecionadores de capas.

Um abraço a todos !!

Editado por DG MDC, 11 janeiro 2012 - 16:34.

  • 0

Sinta-se a vontade em meu perfil. Quer beber alguma coisa !?????

 

 

whisky.gif

gallery_45368_2500_33547.gif

 

SEMPRE COLABORANDO

Mais de 3000 capas postadas
Sempre faça a pesquisa antes de enviar as capas

___________________________



Contas Premium

#2
voxon

voxon
  • Sexo:Masculino
muitas saudades desse tempo!!!
  • 0
12000 capas postadas!!!


Imagem Postada

#3
Download !!!

Download !!!
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Campina Grande/PB
Muito Bommm.....
  • 0
Imagem Postada